Eventos Astronômicos 2019

2019 está recheado de Eventos Astronômicos relevantes e raros, como o Trânsito de Mercúrio em frente ao Sol em Novembro

Por Paula Belluomini - amante dos Astros
image

Foto Paula Belluomini - Acervo Próprio
Eclipse Solar ocorrido dia 26 de Fevereiro de 2017, pleno Domingo de Carnaval, a 8º12" de Peixes, no Recreio Dos Bandeirantes, Rio De Janeiro, Brazil.
O equipamento usado foi a CanonEOS 40D

Eclipse Solar Visível Total em Julho

Um Eclipse Solar Total será parcialmente visível no Sul do Chile dia 02 de Julho de 2019. O Eclipse Solar Total se caracteriza pelo alinhamento do Sol, Terra e Lua de tal forma que o Sol é completamente coberto pela passagem da Lua na frente do Sol.

Em um Eclipse Solar Anular, a aparência relativa da Lua está um pouco mais longe por estar mais próxima de seu apogeu, ou seja, mais longe da Terra. Assim, o disco solar não fica totalmente recoberto, e deixa um anel de luz em volta que ofusca nossa visão.

O Eclipse Solar Parcial encobre o disco solar apenas parcialmente. A Magnitude revela a porcentagem que será encoberta e o caminho do Eclipse se este será visível em sua região.

Eventos Astronômicos

Eventos Astronômicos são fenômenos que envolvem um ou mais corpos celestes. Exemplos incluem as várias fases da Lua, chuvas de meteoros, cometas, eclipses solares e lunares, oposições planetárias, conjunções, trânsitos e ocultações.

Por Samantha Bright - freelancer -
image

Primeiro Semestre de 2019

• Jan 3, 4 (pico) - Quadrantids Chuva de Meteoro
Na direção da Constelação Boötes

• Jan 3 - Perihelion
Ponto em que a Terra está mais próxima ao Sol

• Jan 22 - Vênus e Júpiter em conjunção
Olhe na direção ao Leste horas antes do amanhecer

• Mar 20 (19:59 bzt) - Equinócio do Outono (Hemisfério Sul)
Sol sobre o Equador ingressa Áries Tropical

• Abr 22,23 - Lyrids Chuva de Meteoro
Na direção da Constelação Lyra

• Maio 6,7 - Eta Aquarids Chuva de Meteoro
Radiante da Constelação Aquarius

• Jun 10 - Júpiter em Oposição ao Sol
Mais perto da Terra e totalmente iluminado

Planetas Visíveis em 2019

Durante o Crepúsculo Matutino e Vespertino

Por Paula Belluomini - Amante dos Astros

Mercúrio está mais visível perto do horizonte durante sua maior elongação (máx. 28° do Sol), no entanto pode normalmente ser visto por vários dias em ambos os lados desta data. Mercúrio requer um horizonte desobstruído cerca de 45 minutos antes do amanhecer quando Matutino ou aproximadamente 45 minutos após o anoitecer quando se torna vespertino.

image

Vênus é a estrela mais brilhante e cada aparição dura vários meses. Durante sua maior elongação (~46º de separação do Sol) Vênus nasce aproximadamente 3 horas antes do Sol (estrela da manhã) e se põe aproximadamente 3 horas depois do Sol (estrela da noite).

image

Trânsito de Mercúrio em frente ao Sol

Este é um evento Astronômico raro envolvendo Mercúrio que requer observação diurna. Trânsitos de Mercúrio ocorrem em intervalos de 3.5, 7, 9.5, 10 ou 13 anos. Este trânsito dura aproximadamente 5 horas quando Mercúrio aparecerá como um pequeno ponto escuro se movendo em frente do disco do Sol em movimento retrógrado.

Os trânsitos de Mercúrio são mais frequentes que os da Vênus em frente ao Sol, com 13 ou 14 deles ocorrendo por século, porque Mercúrio é mais rápido em sua órbita ao redor do Sol. Os últimos trânsitos foram em Novembro de 1999, Maio de 2003, Novembro de 2006 e Maio de 2016. Além deste que ocorre dia 11 de Novembro de 2019, o próximo só irá acontecer em Novembro de 2032.

image

Photo Elijah Mathews - Own work
The Transit of Mercury which occurred on May 9th, 2016, as viewed at 9:24:01AM CDT (14:24:01 UTC) from East Grand Forks, MN.
The equipment used for the photograph were a Nikon D5500 DSLR (shutter speed 1/30th of a second, ISO 100), a Celestron C6-R Refractor, a Baader Planetarium ASTF-140 solar filter, and a Lumicon 2" #58 dark green filter.
For More Information www.en.wikipedia.org/wiki/Transit_of_Mercury