Cultivando Hortaliças em Seu Apartamento

Importantes dicas que devemos considerar antes de começar a plantar hortaliças em casa ou apartamento.

Por Joaquim Neto – amante da cozinha -

Hortas são uma ótima pedida para se ter em casa, pode ser feitas no jardim ou no quintal se você tem espaço, ou se não, mesmo dentro de apartamentos, em sacadas ou próximas a janelas. Hortas tem sempre de ter um mínimo de três a quatro horas de sol por dia e de preferência pela manhã.

Plantando temperos e pequenas hortaliças como orégano, salsa, cebolinha, manjericão, pimentas, rúcula, alface, cenoura, rabanete, etc. você evita de ter de ir ao mercado sempre que precisa de alguma coisa, já terá ali, um básico para enriquecer sua cozinha.

image

Quando não se tem o chão como terreno, hortaliças podem ser plantadas em vasos, garrafas vazias ou caixas de madeira usadas, quando se tem de observar o tamanho do recipiente para que a planta se desenvolva. É possível plantar até arvores frutíferas em vasos, como limão, jabuticaba, romã, contanto que os vasos tenham pelo menos cinquenta centímetros de altura por cinquenta de diâmetro. Estas são plantas que crescem devagar e frutificam logo.

Dicas Preciosas

O ideal é cultivar em um local bem visível e iluminado para que você sempre veja e trate seu jardim como um membro da casa, coisa que trará um enorme bem estar em sua vida. Você pode iniciar comprando mudas prontas – algumas já em vasos que durarão semanas – de temperos como manjericão ou pimenta, por exemplo. Aí você vai utilizando no seu dia-a-dia, e quando você se sentir preparada, parta para a etapa seguinte, plantando você mesma através de novas mudas ou sementes. Este é um processo um pouco mais complicado, mas ótimo exercício.

Uma dica: sempre altere nos vasos ou canteiros a espécie plantada pois isso evita o cansaço da terra. E lembre-se… você terá de tratar de suas plantas pelo menos duas vezes por semana no inverno e quatro no verão, aguando e examinando se não estão com parasitas, revolvendo a terra e, a cada pelo menos seis meses, adubar e revolver bem a terra. Use adubos orgânicos e naturais. Evite químicos que podem intoxicar sua planta e seu prato.

Acompanhe em nosso site que iremos publicar regularmente dicas de jardinagem em casa, para que você possa ter opções de temperos, saladas e outras coisas mais, sem precisar ir ao mercado. Até logo!

image

Casa Ciclos

A Casa Ciclos Editora publica artigos e calendários com informações essenciais para uma vida prática e organizada, de acordo com os ritmos das estações.

Faça um Comentário