Ano Novo Chinês: o ano do Galo

O Ano Novo Chinês, a mais importante festa comemorativa Chinesa, é celebrada em muitos dos países Orientais e acontece neste dia 28 de janeiro de 2017

Por Paula Belluomini – amante dos astros -

O Ano Novo Chinês, a mais importante festa comemorativa Chinesa, é celebrada em muitos dos países Orientais e acontece neste dia 28 de janeiro de 2017. As celebrações duram por 15 dias e culminam com o Festival das Lanternas. Cada ano é associado com um de 12 animais no zodíaco chinês. Para 2017, é o Ano do Galo.

image

Muitos países do Sudeste Asiático celebram o Ano Novo Chinês, incluindo China, Tailândia, Indonésia, Cambodia, Malásia, Vietnã e Filipinas. É também comemorado nas comunidades orientais ao redor do mundo.

As celebrações de Ano Novo Chinês tradicionalmente duram 15 dias, a partir da Lua Nova (28 de Janeiro de 2017) até a próxima Lua Cheia. Cada dia tem um significado especial que varia de acordo com as tradições locais. Antes da chegada do novo ano, casas são cuidadosamente limpas para varrer a fortuna doente, e acolher a boa sorte. Na véspera de ano novo, há reuniões familiares para comemorar e desfrutar de suntuosos banquetes e para dar boas-vindas ao novo ano com fogos de artifício à meia-noite.

O Calendário Lunar Chinês

Na China, o calendário gregoriano é usado no dia-a-dia, mas o calendário chinês tradicional continua sendo usado para calcular as festividades e astrologicamente para selecionar datas favoráveis para casamentos e outros eventos especiais.

O calendário chinês é um calendário lunisolar, ou seja, uma combinação dos eventos ocasionados pelo Sol e pela Lua com vários outros ciclos dentro do calendário usados na astrologia chinesa, que o torna uma medida intrincada e complexa de tempo.

Um mês no calendário chinês abrange um único ciclo lunar. O primeiro dia do mês começa durante a Lua Nova, quando o alinhamento entre a Terra, a Lua e o Sol não permite que nenhuma luz solar incidida no hemisfério lunar seja refletida para a Terra, pois os raios solares estão do outro lado da Lua. Na astrologia isto é visto como uma conjunção entre o Sol e a Lua, ou seja, os dois Luminares estão no mesmo grau Zodiacal. Um Ciclo Lunar (período entre uma Lua Nova até a próxima Lua Nova) dura em média 29,5 dias, portanto, um mês lunar dura 29 ou 30 dias.

Geralmente, há 12 meses lunares em um ano civil chinês. A fim de acompanhar o calendário solar, que em média duram 365,25 dias em um ano, um mês extra é adicionado ao calendário chinês a cada dois ou três anos. Como resultado, o Ano Novo Chinês cai na primeira Lua Nova do 12º mês lunar em datas diferentes a cada ano (no calendário gregoriano) entre 21 de janeiro e 21 de fevereiro. Raramente ocorre na segunda Lua Nova quando o mês intermediário intervém.

2017: O Ano do Galo

Cada ano do calendário lunar chinês é representado por um dos 12 símbolos animais do zodíaco chinês: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco. Para 2017, é a vez do Galo.

A principal característica do Galo é sua organização e pontualidade. Muito corretos, honestos, limpos e eficazes, estes não dormem no ponto. E seu ano reflete um pouco destas características. Não é um ano fácil porque vai exigir muito trabalho, organização e uma mente cristalina para tocar os inúmeros projetos para frente.

Outra característica marcante deste signo é sua personalidade briguenta e dominante. E no âmbito político e social, a auto-confiança e o desejo de ordem do Galo também serão refletidas, trazendo medidas autoritárias visando a ordem. Um senso mais realista tende a sobressair, e uma conduta mais profissional é exigida. Isto vai acrescentar mais disciplina na conduta geral da população, mas haverá rixas e protestos.

Contudo, na economia os ganhos serão escassos, apesar de não isentos. Muito mais trabalho será necessário para os poucos benefícios que se recebe em troca. Será um ano flutuante e um pouco complicado, mas haverá progresso e sairemos dele melhor do que entramos!

image

Casa Ciclos

A Casa Ciclos Editora publica artigos e calendários com informações essenciais para uma vida prática e organizada, de acordo com os ritmos das estações.

Faça um Comentário