Saiba mais sobre o Eclipse Solar Anular do dia 26 de Fevereiro, 2017

A Lua Nova em pleno Domingo de Carnaval é um Eclipse Solar Anular e visível na região Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, contanto que você use filtro apropriado para a visualização.

Por Samantha Bright – freelancer -

O Eclipse Solar Anular que ocorre neste domingo dia 26 de fevereiro de 2017 se caracteriza pelo alinhamento do Sol, Terra e Lua de tal forma que o Sol é completamente coberto pela passagem da Lua na frente do Sol. Contudo em um Eclipse Solar Anular, a aparência relativa da Lua está um pouco mais longe por estar mais próxima de seu apogeu, ou seja, mais longe da Terra. Assim, o disco solar não fica totalmente recoberto, e deixa um anel de luz em volta que ofusca nossa visão.

image

Este Eclipse Solar Anular, que percorrerá do sul do Chile até a Africa passando por Angola, Zâmbia e Congo. Visível na maior parte da América do Sul, África e Antártica, é necessário usar lentes escurecidas para poder apreciar a cobertura do Sol.

Para obter uma prévia de como o Eclipse pode parecer, sua mecânica, e verificar se ele será visível em sua área, clique aqui

O Eclipse Solar Anular será visível no Brasil, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, em pleno domingo de Carnaval com o Sol a pino. O seu ponto de maior totalidade será no Oceano Atlântico Latitude 34º40’S Longitude 31º11’W, onde será visto como um Eclipse Solar Total, pois o Sol estará completamente coberto, com apenas um anel de “folga” do Sol aparecendo em volta. Aqui na região São Paulo / Rio de Janeiro a visibilidade será parcial, por volta de 50% de cobertura.

image

https://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEanimate/SEanimate2001/SE2017Feb26A.GIF

Como visualisar o Eclipse com segurança

Para visualizar um eclipse precisamos utilizar filtros específicos para este fim, que são filtros com uma camada de alumínio, crómio ou prata depositada em sua superfície, que atenuam as luzes ultravioleta, visível e infravermelha. Um bom filtro disponível é um vidro de soldador número 14, sem esse ou algum outro tipo de proteção, é muito perigoso olhar para o eclipse, que pode danificar a visão. A parte mais escura de um Raio X também serve.

Comece a armar seu acampamento para assistir pelo menos 1 hora antes da totalidade que no Rio de Janeiro será às 11:40h. Mas uma pontinha já começa a ser coberta às 10:10h e termina totalmente às 13:10h. Boa sorte!

image

Casa Ciclos

A Casa Ciclos Editora publica artigos e calendários com informações essenciais para uma vida prática e organizada, de acordo com os ritmos das estações.

Faça um Comentário