Eclipse Lunar Penumbral e o Cometa 45P

A Lua Cheia da sexta-feira dia 10 de Fevereiro de 2017 é um Eclipse Lunar Penumbral e o Cometa 45P também estará em sua trajetória mais próxima da Terra.

Por Samantha Bright – freelancer -

O Eclipse Lunar Penumbral que ocorre nesta sexta-feira dia 10 de fevereiro de 2017 se caracteriza pelo alinhamento do Sol, Terra e Lua de tal forma que a Lua é completamente coberta pela PENUMBRA da Terra. Em um Eclipse Lunar Penumbral, apenas a sombra externa mais difusa da Terra cai sobre a lua, causando uma sombra mais sutil do que um eclipse parcial ou total.

image

Em outras palavras, a Lua parece escurecida, mas não totalmente coberta, por isso pode até passar despercebida pelos olhos menos treinados. Mas desde que o céu esteja livre de nuvens, a lua ficará com um tom prata mais escuro durante o eclipse.

Para obter uma prévia de como o Eclipse pode parecer, sua mecânica, e verificar se ele será visível em sua área, clique aqui

Agora, o Cometa 45P também fará sua maior aproximação da Terra no fim-de-semana do Eclipse. Os observadores no Brasil devem olhar para o céu em torno das 22:33h para ver o Eclipse Lunar. Você pode programar uma noite agradável ao ar livre para ver um lindo nascer da Lua no mesmo horário do pôr-do-Sol e apreciar o maravilhoso escurecimento da Lua às 22:30h… e ainda com o bônus adicional de um cometa!

image

Comet 45P Returns Image Credit & Copyright: Fritz Helmut Hemmerich

O Cometa 45P

Junto com o Eclipse Lunar, o Cometa 45P chega a sua maior aproximação neste fim de semana. Diz a NASA: “O Cometa 45P, visível após o pôr-do-sol nos últimos dois meses - através de binóculos e telescópios - faz sua maior aproximação à Terra em 11 de fevereiro, quando será 0,08 Unidades Astronômicas (7,4 milhões de milhas) da Terra”.

Pode ser difícil de detectar a olho nu, e você deve usar binóculos ou telescópio para detectar o cometa.

O Cometa 45P faz o seu caminho de volta ao interior do Sistema Solar aproximadamente a cada 5 anos, e tem uma brilhante “cabeça” azul-esverdeada. Este se move rapidamente: 9 graus cada dia e estará conosco novamente só em 2022.

image

Casa Ciclos

A Casa Ciclos Editora publica artigos e calendários com informações essenciais para uma vida prática e organizada, de acordo com os ritmos das estações.

Faça um Comentário