Lunarama 2020

Viver em harmonia com os ritmos lunares é uma prática que permeia e equilibra nosso desenvolvimento enquanto seres naturais.

Por Paula Belluomini - amante dos astros -

As fases da Lua são o resultado da relação entre o Sol e a Lua. Todas as semanas, a Lua forma um aspecto chave com o Sol, seja uma conjunção (Lua Nova), uma quadratura (Quarto Crescente ou Quarto Minguante), ou uma oposição (Lua Cheia). Estes aspectos marcam as fases da Lua e afetam nossas vidas cotidianas. Cada fase dá o tom dos próximos dias.

image

A Lua Nova é um período de atividade subconsciente, onde idéias uem livremente sem restrições. Fantasia e realidade se mesclam fazendo deste período um momento propício para analisar sonhos, meditar e descobrir novos caminhos. Potencialmente a melhor fase para esboçar novos planos, conhecer pessoas novas e descobrir facetas da sua própria personalidade que antes eram desconhecidas.

Durante o Quarto Crescente há que revisar e ajustar os planos criados durante a Lua Nova sendo assim um período de crise. O ângulo reto entre o Sol e a Lua resulta numa situação tensa que requer atualizações e coragem para descartar o que não está mais funcionando e o poder para decidir diante de obstáculos.

A Lua Cheia traz mais so sticação às circunstâncias. Seja um projeto pro ssional, uma relação amorosa ou um problema analítico, o movimento chega ao seu máximo. Neste momento o projeto é apresentado, o show é estreado ou o problema é solucionado. Na maior parte das vezes este é o momento do ápice, mas algumas vezes o projeto se apresenta inviável na fase da Lua Cheia.

Durante o Quarto Minguante os resultados dos esforços do passado são revelados. Esta fase marca o balanço da Lua Nova quando desfrutamos ganhos. Alternativamente damos início à fase de renovação, limpeza e desintegração já que um novo ciclo está para começar. Análise dos frutos do passado é o foco assim como a preparação para o desconhecido.

image

Dicas de como usar os Calendários Astrológicos

Para o seu jardim também é muito importante, por exemplo, semear durante a Lua Nova, colher após a Lua Cheia, trabalhar o solo durante a Lua Balsâmica.

Mesmos os efeitos de várias atividades cotidianas também são afetadas pela Lua. Tarefas domésticas, por exemplo, parecem tão triviais, mas quando respeitadas a fase e a posição da Lua torna qualquer tarefa mais simples e reduz o estresse que já acompanha todas nossas obrigações mundanas. Por exemplo, limpeza e arrumação feita enquanto a Lua está decrescente é mais eficiente e dura mais.

Todos os nossos Calendários Astrológicos mostram o dia em que os aspectos significativos ocorrem entre o Sol e a Lua e o signo zodiacal em que este aspecto se formou, para todo o Ano de 2020.

A Lua leva aproximadamente um mês para percorrer todo o Zodíaco e conforme a Lua caminha pelo Zodíaco – a uma média de 13º por dia – ela se encontrará no mesmo signo e grau que o Sol uma vez ao mês (a cada 29.5 dias) formando uma conjunção e dando início à Lua Nova. Depois da conjunção, conforme a Lua vai crescendo em luminosidade, na próxima semana haverá o seguinte aspecto mais importante das fases da Lua, o Quarto Crescente, que é uma quadratura entre o Sol e a Lua. Na próxima semana haverá a oposição ou a Lua Cheia. Sendo o Ciclo de Lunação a influência mais marcante para nós na Terra, em toda Lua Nova e Lua Cheia o mapa astrológico é mostrado e representa o desenrolar dos acontecimentos até a próxima Lunação.

A Importância dos Aspectos e Trânsitos

Os aspectos entre o Sol e a Lua são os mais conhecidos por marcar as fases da Lua. Mas além do Sol e da Lua, os outros Planetas também formam aspectos entre si e todos estes aspectos maiores (vide Legenda e Fatos, abaixo) estão claramente especificados a cada ocorrência nos calendários.

image