O Ciclo Lunar

O estudo da influência da Lua em assuntos cotidianos é uma ciência milenar que foi largamente aplicada por aqueles que precisavam sobreviver seguindo os ritmos da natureza.

Por Paula Belluomini amante dos astros

Por milhares de anos o estudo da influência da Lua em assuntos cotidianos foi largamente aplicado por aqueles que precisavam, em nome de sua própria sobrevivência, seguir os ritmos da natureza. Inúmeros povos usaram este conhecimento como um instrumento para obter os melhores resultados na agricultura, na pesca, em construções e celebrações das estações do ano. Este conhecimento sobrevive até hoje, através da herança e reminiscência da cultura de nossos antepassados.

image

Hoje em dia vemos cada vez mais profissionais fazendo uso deste conhecimento, tendo em seus escritórios o Calendário que acompanha as fases da Lua. Fazendeiros, médicos, dentistas, advogados, farmacêuticos, cabeleireiros ou donas-de-casa… não há distinção. Todos têm como objetivo escolher datas que trarão o melhor resultado para seus esforços.

Na área da saúde, por exemplo, há momentos em que o corpo está absorvendo nutrientes e dilatando (durante a fase crescente da Lua) e momentos em que o corpo está expelindo toxinas e perdendo líquidos (durante a fase decrescente da Lua). Então uma dica básica para começar um tratamento de fortalecimento, digamos, para osteoporosis, o melhor momento é quando a Lua está crescente. Já um programa de desintoxicação dá melhor resultado depois da Lua Cheia.


Os Efeitos das Lunações na Terra

Para o seu jardim também é muito importante, por exemplo, semear durante a Lua Nova, colher após a Lua Cheia, trabalhar o solo durante a Lua Balsâmica.

Mesmos os efeitos de várias atividades cotidianas também são afetadas pela Lua. Tarefas domésticas por exemplo que parecem tão triviais, mas quando respeitadas a fase e a posição da Lua as tornam mais simples e reduz o estresse que já acompanha as obrigações mundanas. Limpeza e arrumação feita enquanto a Lua está decrescente é mais eficiente e dura mais, ainda mais se a Lua estiver no signo de Virgem, que é muito organizado.

As 8 fases da Lua

As conjunção entre o Sol e a Lua ocorrem uma vez ao mês e cada semana temos uma mudança de fase com o Quarto Crescente, a Lua Cheia e o Quarto Minguante. Há também o aspecto do meio destas fases, bastante significativos, divindo assim o ciclo em 8 fases: 0º Lua Nova; 45º Semi-Crescente; 90º Quarto-Crescente; 135º Gibosa Crescente; 180º Lua Cheia; 135º Gibosa Minguante; 90º Quarto Minguante; 45º Lua Balsâmica.

Nasce junto com o Sol e é invisível
0º (conjunção)
LUA NOVA - Um Novo Começo.
Momento de meditação. Parar, respirar, contemplar. Novas possibilidades surgem e idéias fluem livremente. Plantar & Semear

Nasce aproximadamente 3 horas após o alvorescer
45º (semi-quadratura) a frente do Sol
SEMI-CRESCENTE - Definição de Planos.
A linha de trajeto é esboçada, agora definindo detalhes. Momento de criar e afirmar claramente suas intenções. Germinação

Nasce ao meio-dia e está no meio-céu no pôr-do-Sol
90º (quadratura) a frente do Sol
QUARTO CRESCENTE - Execução & Atitude.
Ação e planos são colocados em prática. Prosseguimento requer atitude positiva diante de desafios. Ajustes são necessários. Crescem as Raízes

Nasce aproximadamente 3 horas antes do pôr-do-Sol
135º (sesqui-quadratura) a frente do Sol
GIBOSA CRESCENTE - Aperfeiçoamento & Primor.
Período de crescimento constante. Permite o aprimoramento e a chegada à perfeição daquilo que havia sido esboçado. Gestação

Nasce junto com o pôr-do-Sol
180º (oposição)
LUA CHEIA - Ápice do Projeto.
O movimento chega ao seu momento máximo, permitindo gozar e viver com plenitude. Celebrar, rir & amar. Florescimento & Eclosão

Nasce aproximadamente 3 horas após o pôr-do-Sol
135º (sesqui-quadratura) atraz do Sol
GIBOSA MINGUANTE - Agradecimento & Disseminação.
Estado de graça. Momento de congregar, reunir e disseminar aquilo que foi colhido. Homenagear, servir, ensinar e passar adiante. Colheita & Distibuição

Nasce à meia-noite e está em seu ápice ao Alvorecer
90º (quadratura) atraz do Sol
QUARTO MINGUANTE - Desmantelamento & Liberdade.
Aquilo que não mais funciona é dissipado. Vagar e sair. Momento de largar velhos hábitos. Perdão e transição a uma outra realidade. Decomposição

Nasce aproximadamente 3 horas antes do alvorescer
45º (semi-quadratura) atraz do Sol
BALSÂMICA - Fim de Ciclo.
Momento de encerramento. Render-se e entregar-se. Refletir, descansar e restaurar as energias. A intuição se torna dominante. Preparação do Solo & Compostagem

Calendário-Poster Circular 2019

O Calendário-Poster Circular da Casa Ciclos mostra o Movimento dos Planetas pelo Zodíaco ao longo do ano de 2019 e seus Períodos Retrógrados.

Por Paula Belluomini - amante dos astros -

Ao contrário do movimento do Sol, da Lua e das constelações, o movimento retrógrado fomentou a descoberta dos planetas pelos astrólogos da antiguidade. Não só os planetas transitam pelos doze signos do zodíaco a diferentes velocidades mas também diminuem em velocidade e parecem se mover para trás em diferentes pontos, num fenômeno observacional conhecido como movimento retrógrado.

image

Dicas de como usar este Calendário Circular

Quando o movimento retrógrado acontece, a energia daquele planeta diminui em força, e significa um momento de pausa e reflexão. Os períodos retrógrados agem como momentos decisivos relacionados aos temas do planeta, especialmente quando eles estacionam retrógrado ou direto. Preste atenção na natureza do planeta e em que casa do seu mapa natal este transita durante estes períodos para descobrir as possíveis implicações deste trânsito.

Nosso calendário circular mostra o movimento retrógrado dos planetas ao longo do ano de 2019. Compare esses trânsitos com seu mapa astral de nascimento para identificar as áreas nas quais os períodos mais significativos do ano irão afetar sua vida.

Desenvolvido pelo esforço conjunto de Chris Brennan e Paula Belluomini, este calendário mostra quando e onde os Planetas começam e terminam seu movimento pelo ano, incluindo seu movimento estacionário e retrógrado.

Além de trazer informações pertinentes, este Calendário-Poster é uma bela peça decorativa impresso em adesivo vinílico fosco e pode ser colado diretamente em sua parede, porta ou janela, ou em cartolina para ser enquadrado.