Dicas de Cuidados Essenciais com o seu Jardim

O cultivo de plantas de acordo com a Lua é uma forma estimulante de observar e seguir os ritmos cósmico para criar harmonia.

Por Paula Belluomini – amante dos Astros

A melhor maneira de se escapar dos erros comuns cometidos pelos marinheiros de primeira viajem quando começam sua horta é fazer um planejamento e irrigar corretamente todas as variedades que vai produzir por um longo tempo e economizar em tentativas sem projeto. Os dois princípios básicos da fase Crescente e da fase Minguante devem ser cuidadosamente considerados.

Durante a fase crescente as plantas estão absorvendo nutrientes e crescendo acima do solo, quando a seiva se encontra nas folhas e nas partes super ciais dos troncos e cabos.

Na fase decrescente a seiva desce para as raízes e o crescimento se dá na estrutura interna da planta e nas partes que vivem abaixo do solo.

image

Lua Nova

Bom para disseminar plantas que se desenvolvem mais acima da terra. Ainda mais favorável quando a Lua estiver em signos de Água. Logo no começo da Lua Nova, ótimo período para replantar ou deslocar mudas.

Quarto Crescente

Período de crescimento rápido não só para as plantas, mas também para pestes e enfermidades. Domine suas ações antes que saiam do controle. Boa fase para adubar e regar. Corte para fazer crescer.

Lua Cheia

Florescimento e eclosão. Boa fase de disseminação para plantas que tem desenvolvimento intenso nas raízes. Frutas, verduras e ervas colhidas nesta fase estão saborosas e aromáticas para uso imediato.

Quarto Minguante

Trabalhe no solo durante esta fase. Favorável para compostagem e fertilização. Corte a grama e trate arbustos para retardar o crescimento. Colha frutas, verduras e ervas para uso tardio.

image

De qualquer forma a melhor maneira de se ter um bom jardim ou horta é planejando-o bem, antes de iniciar os trabalhos. Você sempre terá de pensar no tipo de planta que quer e qual a melhor época do ano para se plantá-la, com que plantas elas convivem melhor e como fazer a correta rotação para um melhor aproveitamento do solo. Com tudo isso em mente um pouco de trabalho e ajuda da natureza, com certeza você terá um bom jardim.

image

Casa Ciclos

A Casa Ciclos Editora publica artigos e calendários com informações essenciais para uma vida prática e organizada, de acordo com os ritmos das estações.

Faça um Comentário