A Escolha dos Ingredientes

Mas sabe o que realmente me parece engraçado? Sempre que eu saio para comer em um bom restaurante, a comida não é tão boa assim.

Por Samantha Bright – freelancer

O primeiro segredo da boa cozinha é a escolha dos ingredientes. Faça questão de obter frutas, verduras e carnes de qualidade, de preferência orgânicos, que fazem bem não somente à sua saúde, mas também à natureza.

O segundo é conhecer seus tempos de cozimento, o que talvez seja um pouco mais complexo. E o terceiro é saber o que combina, o que misturar com o que, e isso nosso próprio gosto pessoal já diz muito. O que queremos comer hoje? Essa pergunta tem até propósitos fundamentais de nossas necessidades... se queremos uma laranja, por exemplo, é porque talvez estamos necessitando de vitamina C!

image

Vamos falar mais sobre a escolha de ingredientes. Os orgânicos que hoje são moda, há trinta ou quarenta anos atrás eram a única opção do que havia nas feiras e mercados, e não se falava nisso. Nos anos setenta, quando começa a produção mais intensiva, depois do super crescimento da população do pós-guerra as agriculturas alternativas ao modelo que se apresentava de grande produção, com agrotóxicos e monoculturas, começam a surgir.

O porque de se usar produtos sasonais, orgânicos e plantados perto dos locais em que você vive.

Essas ‘alternativas’ foram um retorno à produção mais artesanal, que agride menos o meio ambiente. Quando se usa uma grande quantidade de herbicidas, esses venenos matam as pragas e as plantas nativas, gerando um desequilíbrio ecológico tremendo na região, levando à contaminação de rios e águas subterrâneas que geram um problema que pode até envenenar as águas consumidas pela população.

Técnicas como compostagem, adubação orgânica e variedades de plantio, ao contrário, criam um ambiente autossustentável onde se vive em harmonia com a natureza, possibilitando que o solo não seja degradado. Por isso a escolha de alimentos orgânicos plantados perto da região que serão consumidos, geram menor impacto destrutivo, também por causa do menor uso do transporte. Desta forma sua cozinha fica mais saudável para você e o mundo ao seu redor.

Depoimento

"Comendo Fora"

"Eu estou tão acostumada a comer refeições cheias de energia e deliciosas que eu mesma cozinho em casa usando apenas ingredientes orgânicos, que eu acho a maioria dos alimentos de restaurante demasiado processados, congelados e cultivados convencionalmente, portanto desprovidos de qualquer energia vital."


Acompanhe em nosso site que iremos publicar regularmente dicas de ingredientes orgânicos e saudáveis para você e o meio-ambiente. Até logo!

image

Casa Ciclos

A Casa Ciclos Editora publica artigos e calendários com informações essenciais para uma vida prática e organizada, de acordo com os ritmos das estações.

Faça um Comentário